26 abril 2009

Sete Colunas da Sabedoria


Provérbio 9.1-5 – Comparei-o com diversos textos do Novo Testamento, onde lemos que Jesus foi a vítima sacrificada pelos nossos pecados. Achei muito interessante, que em Provérbios 9.3 está escrito:
Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade.
Compare com Lucas 14.16-24 e Mateus 22.4-10 .

O Banquete da sabedoria
Provérbios 9.1 - A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas:
ENCONTREI NA BÍBLIA A PALAVRA SETE 394 VEZES

VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE SABEDORIA? ENTÃO PEÇA PARA DEUS.
Tiago 1.5-6- E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.
6- Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte

Pesquisei na Bíblia o nome destas sete colunas mas não encontrei. Então orei ao Senhor, e Ele mostrou-me que uma casa bem edificada precisa estar firmada sobre colunas maciças, colunas que permitem a casa suportar o vento e a chuva.

ONDE ESTÁ EDIFICADA A SUA CASA?
Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
Mateus 7:25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

SETE COLUNAS QUE NÃO PODEM FALTAR NUMA CASA BEM ESTRUTURADA

1- AMOR -2-ORAÇÃO -3 -OBEDIÊNCIA- 4 - PRUDÊNCIA – 5 - VIGILÂNCIA – 6 - PERDÃO - 7 - HUMILDADE

1 - AMOR
Exemplo do amor de Moisés pelo povo hebreu - Êxodo 32.30-34
30 E aconteceu que, no dia seguinte, Moisés disse ao povo: Vós pecastes grande pecado; agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura, farei propiciação por vosso pecado.
31 Assim, tornou Moisés ao SENHOR e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro.
32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 Então, disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.
34 Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, visitarei, neles, o seu pecado

2 - Oração
Exemplo de Ana -Perseguida por Penina, perseverou na oração - I Samuel 1 . 10-17
10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente.
11 E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca,
13 porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
15 Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
17 Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.
I Samuel 1.20 - E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
I Samuel 1.27 -Por este menino orava eu; e o SENHOR me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido.

3 - Obediência
Exemplo de Abraão - levou seu filho para oferecer ao Senhor - Gênesis 22 . 1-5 – Gênesis 22. 16-18
1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.
16 e disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único,
17 que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.
18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

4 - Prudência
Exemplo de Daniel - foi prudente não aceitando o manjar do rei - Daniel 1.7-9
7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias, o de Sadraque, e a Misael, o de Mesaque, e a Azarias, o de Abede-Nego.
8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9 Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos

5 - Vigilância
Exemplo dos 300 homens que lamberam a água, para vigiar o inimigo- estes foram a guerra e venceram os midianitas, porque vigiaram. Dos 32.000, somente 300 venceram a batalha.
JUÍZES 7.1-8:
1 Então, Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode; de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, pelo outeiro de Moré, no vale.
2 E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar os midianitas em sua mão; a fim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
3 Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
4 E disse o SENHOR a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; e será que aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
5 E fez descer o povo às águas. Então, o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
6 E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
7 E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar.
8 E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e ele enviou todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas abaixo no vale.


6 - Perdão
Exemplo de José – Ainda que traído por seus irmãos , perdoou-os, sustentado-os com trigo - Gênesis 50.14.21
14 Depois, tornou José para o Egito, ele, e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar o seu pai, depois de haver sepultado o seu pai.
15 Vendo, então, os irmãos de José que o seu pai já estava morto, disseram: Porventura, nos aborrecerá José e nos pagará certamente todo o mal que lhe fizemos.
16 Portanto, enviaram a José, dizendo: Teu pai mandou, antes da sua morte, dizendo:
17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
18 Depois, vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
19 E José lhes disse: Não temais; porque, porventura, estou eu em lugar de Deus?
20 Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande.
21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim, os consolou e falou segundo o coração deles.
7 – Humildade
Exemplo de Abigail- Lançou-se aos pés do rei Davi, pedindo perdão pelo marido - I Samuel 25. 23-28
23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
24 E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva.
25 Meu senhor, agora não faça este homem de Belial, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os jovens de meu senhor, que enviaste.
26 Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor,
27 e agora esta é a bênção que trouxe a tua serva a meu senhor; dê-se aos jovens que andam após as pisadas de meu senhor.
28 Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.

A SABEDORIA JÁ EDIFICOU A SUA CASA, JÁ LAVROU AS SUAS SETE COLUNAS.
Sete – Este nº na Bíblia representa perfeição - A sabedoria é perfeita e completa , nada lhe falta. Deus criou os céus e a terra e descansou no 7º dia - DESCANSO
Gn. 2.1-2 - Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

ELIAS, APÓS HAVER FALADO PARA O REI ACABE, QUE IA CHOVER, MESMO NÃO HAVENDO NENHUM SINAL, ELE MANDOU O SEU MOÇO SUBIR ATÉ A BANDA DO MAR 7 VEZES.
I REIS 18. 43-44
43 E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes.
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. CHUVA

O FILHO DA SUNAMITA QUE HAVIA MORRIDO, O PROFETA ELISEU DEITOU –SE SOBRE ELE.
O MENINO ESPIRROU 7 VEZES E VIVEU:
II Reis 4.32-35
32 E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
33 Então, entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR.
34 E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
35 Depois, voltou, e passeou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele; então, o menino espirrou sete vezes e o menino abriu os olhos.
36 Então, chamou a Geazi e disse: Chama essa sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
37 E veio ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu. VIDA

AS MURALHAS DE JERICÓ FORAM AO CHÃO APÓS SETE DIAS E NO SÉTIMO DIA, 7 VOLTAS
Josué 6.15-16
15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente, rodearam a cidade sete vezes.
16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes a sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade! VITÓRIA

NAAMÃ, FOI CURADO DE SUA LEPRA, APÓS MERGULHAR 7 VEZES NO RIO JORDÃO:
II Reis 5.10-14
10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
11 Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do SENHOR, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação.
13 Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado.
14 Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado. CURA

A BÍBLIA NOS DIZ QUE SOMOS MORADA DE DEUS.
QUAIS AS COLUNAS QUE TÊM SUSTENTADO A SUA CASA ESPIRITUAL?
JESUS TEM ENCONTRADO NELA ESTAS SETE COLUNAS CITADAS NESTE ESTUDO?
AS COLUNAS DE SUA CASA ESTÃO FIRMADAS NA ROCHA?
Isaías 26:4 Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.
I Coríntios 3.16-17
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
I Coríntio 6.19
9 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Efésios 2.21-22
21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor,
22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Hebreus 3.6 - Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

JESUS A VÍTIMA QUE FOI SACRIFICADA , POR MIM E POR VOCÊ
Pv.9.2-Já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa.
Comparar com I Coríntios 5.7:
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Páscoa: Festa que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito. Êxodo 12.1-29
João 1.29 : No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Apocalipse 5.6
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.


JESUS, O CORDEIRO DE DEUS JÁ FOI SACRIFICADO PELOS NOSSOS PECADOS.
E NÓS , O QUE PRECISAMOS SACRIFICAR?

Os desejos da carne, o nosso EU, o egoísmo, a arrogância, a vaidade, a soberba, a dureza de coração, a exaltação, a inveja, a cobiça, resumindo, precisamos negar a nós mesmos.
Mateus 16.24:
Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;

Pv. 9.3 Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo:
Comparar com Lucas 14.16-24

JESUS DEU ORDEM QUE CONVIDASSEM A TODOS PARA O BANQUETE – LUCAS 14.16-24
16 Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos.
17 E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
18 E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
19 E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
20 E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir.
21 E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e os aleijados, e os mancos, e os cegos.
22 E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar.
23 E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
24 Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia.

MATEUS 22.4-10
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
5 Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, e outro para o seu negócio;
6 e, os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7 E o rei, tendo notícias disso, encolerizou-se, e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8 Então, disse aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
10 E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial ficou cheia de convidados.

Prov. 9.5 – Vinde comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado.
Compare esta citação bíblica ; O banquete da Sabedoria , com João 6.51-56
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.

I Coríntios 11.26-28
26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. ( Participe do banquete, você é um convidado especial de Jesus.

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA – PROV. 2. 3-11
3 E, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 Então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.
6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade,
8 para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos.
9 Então, entenderás justiça, e juízo, e eqüidade, e todas as boas veredas.
10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.
11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;






QUE TIPO DE PESSOAS DESPREZAM A SABEDORIA? PROVÉRBIOS 1.7
O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução
A SABEDORIA EXISTE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO - Prov. 8.22-29

22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.
23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo;
28 quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo;
29 quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra,


A SABEDORIA JÁ ESTAVA COM DEUS E ERA ALUNO DELE – PROV 8.30-36
30 Então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo,
31 Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
33 Ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios.
34 Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
35 Porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do SENHOR.
36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte.

4 comentários:

  1. Olá Pr. gostei muito do seu blog, e desta mensagem, gostei da lembrança que trouxe a história de jericó, lembrei também da música que cantava quando pequeno, "vem com josué lutar em jericó, jericó, jericó..."
    Muito obrigado pela visita ao meu blog e acompanhar, uma ótima e abençoada semana!
    sempre que puder apareça lá!
    diegoamantino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a sabedoria vem de Deus...a melhor maneira de usar o conhecimento dos homens!

    Grande Abraço
    Kellen

    ResponderExcluir
  3. Penso que da primeira, o Amor, tds as outras surgem naturalmente!!

    Parabéns pelo post!!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. paz do senhor amei o blog e uma bençao parabens abçs

    ResponderExcluir