03 janeiro 2011

ATOS - A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA IGREJA


“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra” At 1.8


vERDADE PRATICA
Apesar de suas limitações locais, a igreja de Cristo, sob o poder do Espírito Santo, universaliza-se em suas conquistas e faz-se irresistível como Reino de Deus.


CONTEÚDO GERAL DE ATOS
AUTOR: LUCAS

TEMA: A Propagação triunfal do Evangelho pelo
poder do Espírito Santo.
DATA: Cerca de 63 d.C.
  1. Introdução (1.1-11)
  2. O derramamento do Espírito Santo (1.12 - 2.41).
  3. A comunidade cristã em Jerusalém (2.42 - 8.1).
  4. A perseguição (8.1b - 9.31).
  5. A igreja entre os Gentios (9.31 – 12.25).
  6. O concílio de Jerusalém e as viagens missionárias (13.1 – 21.16).
  7. A prisão de Paulo e seu ministério em Roma (21.17 – 28.31).
Versículo Chave: 1.8

PROPÓSITO: Relatar o avanço do Evangelho, saindo do Judaísmo para o mundo gentio. Revelando a missão do Espírito Santo na vida e no papel da igreja na sociedade, bem como a continuidade do Ministério de CRISTO na propagação do Evangelho.

INTRODUÇÃO
 
Neste trimestre, estudaremos o livro de Atos dos Apóstolos. Certamente haveremos de nos convencer de que, à semelhança daqueles dias, o Espírito Santo vem agindo na igreja e através da igreja, vevando-a a ser o sal de um século insípido e a luz de um mundo em trevas. Mas não espere encontrar uma igreja sem problemas, conforme adverte-nos o pastor inglês John Stott: “A leitura de Atos não deve levar-nos a uma idealização da igreja primitiva, como se ela não possuísse nenhum defeito. Como veremos adiante, ela tinha muitos”


Sim, não encontramos uma igreja perfeita, mas uma igreja poderosa e militante que espalha o evangelho de Cristo sem impedimento algum.

I. AUTORIA, DATA E TEMA

Em seu evangelho, Lucas fez um relato fidedigno e metódico pondo “em ordem a narração dos fatos”, diz ele, “que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio” (Lc 1.1,2). Já em Atos dos Apóstolos, pôs-se ele a narrar a expansão da igreja de Cristo. Neste livro, Lucas atua também como o personagem que, de forma modesta, oculta-se na humildade do pronome da primeira pessoa do plural (At 20.6, 13,15; 21.16; 27.8).


1. AUTORIA
Não possuímos muitas informações acerca do autor de Atos dos Apóstolos. Sabemos apenas tratar-se de um homem excepcional culto e possuidor de um estilo literário de impressionante grandeza. Haja vista o prólogo de seu evangelho escrito num grego que se aproxima do clássico (Lc 1.1-4).


Lucas também era médico (Cl 4.14). E mui amado por todos.

Pelo que depreendemos de sua obra, veio ele a converter-se depois da ascensão do Senhor Jesus. A partir da segunda viagem missionária de Paulo, encontramo-lo a participar ativamente da evangelização dos gentios (At 16.10).

2. DATA E COMPOSIÇÃO
Lucas conclui os Atos dos Apóstolos entre os anos 61-63. Portanto, antes da destruição de Jerusalém pelos romanos. Historiador consciencioso que era, jamais deixaria de mencionar ambos os fatos, houvesse ele escrito o livro após o ano 70. Acerca da historiografia lucana, manifesta-se A. N. Sherwin-white, emérito professor de história da Universidade de Oxford: “Para o autor de Atos, a confirmação da historicidade dos fatos é fundamental”.


3. Tema.
Podemos resumir assim o tema central dos Atos dos Apóstolos: A expansão triunfal do Evangelho de Cristo através da igreja no poder do Espírito Santo.


II. O CONTEÚDO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
1. Eventos pré-pentecostais. Dois foram os principais eventos que precederam a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes: a ascensão de Cristo e a escolha de Matias como ocupante do posto desprezado por Judas Iscariotes.


a) A ascensão de Cristo. A subida do Cristo ressurreto e glorioso ao céu, como veremos na próxima lição, não foi um artifício mitológico criado por Lucas, mas um fato histórico comprovado e testemunhado por centenas de pessoas (At 1.15; 1 Co 15.6).


b) A eleição de Matias. A escolha do substituto do Iscariotes tem de ser encarada como um capítulo importantíssimo da História da igreja cristã. Além do mais, foi o próprio Espírito Santo quem constrangeu a Pedro a presidir a reunião que culminou com a designação de Matias. A igreja não poderia ser inaugurada com o colégio apostólico incompleto (At 1.15-20).


2. EVENTO PENTECOSTAL. Estando o Cristo já à destra do Pai e a vacância de Judas preenchida por Matias, só faltava mesmo a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos, para que a igreja fosse inaugurada como agência por excelência do Reino de Deus. O fato está registrado em Atos capitulo dois.


3. EVENTOS MISSIONÁRIOS. Lucas narra, com precisão, seis eventos missionários que mostram como a igreja de Cristo expande-se de Jerusalém aos confins da terra: a expansão em Jerusalém, na Judéia e Samaria, e a expansão entre os gentios, compreendendo as quatro viagens missionárias de Paulo.


a) A expansão em Jerusalém. Nenhum líder judeu poderia imaginar que, logo após a morte do Senhor Jesus, a igreja cristã, inaugurada no pentecostes, esparramar-se-ia tão celeremente por toda Jerusalém. No sermão do Pentecostes, quase três mil almas agregaram-se aos fiéis (At 4.4). Daí em diante, multiplicou-se tanto o número de conversos que até mesmo não poucos sacerdotes obedeciam a fé (At 6.7).

b) A expansão da igreja na Judéia e Samaria. A morte de Estêvão foi apenas o início de uma perseguição que culminaria com a diáspora da igreja. Os irmãos, espalhados que foram pela arbitrariedade das autoridades judaicas, iam semeando a Palavra de Deus por toda a Judéia até chegar a desprezada Samaria (At 8.1-25). Nessa fase, destaca-se como evangelista o que fora escolhido como diácono: Filipe (At 8.5).


c) A expansão da igreja entre os gentios. Se na parte inicial de Atos, a figura proeminente é Pedro, na segunda parte destacar-se-á Saulo de Tarso como o grande campeão de Cristo que, em três viagens missionárias, levou o Evangelho ao extremo ocidental do mundo então conhecido sem impedimento algum (At 13-28).

III. O PROPÓSITO DE ATOS DOS APÓSTOLOS
1. Narrar a expansão da Igreja. Como a Igreja de Cristo, inaugurada pelo Espírito Santo em Jerusalém, veio a tornar-se na universal e invisível assembleia dos santos? Foi Justamente para responder a esta pergunta que Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos. Metódica e sistematicamente, mostra ele como a igreja transcendeu as fronteiras da Judéia para universalizar-se nos confins da terra (At 1.1-15).

2. A JUSTIFICAR OS ATOS DOS APÓSTOLOS. De maneira sutil, porém bastante evidente, Lucas destaca o mandamento do Cristo que justifica não apenas a expansão da Igreja como a sua universalização: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Evangelizar e fazer missões é a nossa obrigação.


3. ESTIMULAR OS CRENTES. Ao encerrar os Atos dos Apóstolos, deixa Lucas bem patente a todos nós que aqueles atos não foram encerrados com a prisão de Paulo em Roma, mas acham-se abertos e livres para que evangelizemos e façamos missões até a volta de Jesus sem impedimento algum.


CONCLUSÃO

Neste trimestre, por conseguinte, veremos o que pode fazer a igreja de Cristo no poder do Espírito Santo. Tendo como ensejo de Deus no Brasil, busquemos um poderoso avivamento, a fim de que o Evangelho de Cristo seja levado aos mais distantes rincões, quer de nosso país, quer do mundo, sem quaisquer impedimentos. Ore. Roque a Deus um avivamento autenticamente pentecostal.

TRANSCRITO DA LIÇÃO BÍBLICA DO 1º TRIMESTRE DE 2011 DA CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário